quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MidCult - IV - Linguagens e Informação em Novas Mídias

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) / Centro de Estudos Latino-americano sobre Cultura e Comunicação (Celacc) / Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Mídia, Informação e Cultura (MidCult)
Disciplina -  Linguagens e Informação em Novas Mídias
Professor - Profa. Ms. Maria Bernardete Toneto

EMENTA:
A disciplina enfoca o desenvolvimento e a importância das novas mídias comunicacionais  na sociedade contemporânea e, a partir de uma visão crítico-dialética, enfoca seu impacto na captação, processamento, produção, partilha e memória da informação, por meio de pesquisa, partilha de conhecimento e produção de reflexão teórica-conceitual veiculada em linguagens transmidiáticas.


CONTEÚDO
1. Introdução; 2. A sociedade em rede - conceitos; 3. Informação no cenário da cibercultura e virtualidade; 4. Simulacro e simulações da realidade; 5. Lógica discursiva midiática na sociedade contemporânea; 6. Linguagem, interação e interatividade; 7. Linguagem, hegemonia e resistência; 8. Captação da informação e novas mídias digitais; 9. Processamento da informação no universo 3.0; 10. Produção de informação e concentração midiática; 11. Partilha e linguagem na sociedade global; 12. Acúmulo/memória e classes subalternas; 13. As narrativas transmidiáticas e as mídias emergentes; 14. Interfaces da informação, arte e tecnologias. 15. O papel do produtor e disseminador de informação em cultura;.

AVALIAÇÃO
Participação na disciplina
Geração de conteúdo veiculado em rede (midcult4@blogspot.com)
Seminários temáticos, em grupo
Monografia individual final em nova mídia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relogio D'Agua, 1991.
BAUMAN, Zigmunt. Globalização: consequencias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1999.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Vol.I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. Disponível em: http://www.4shared.com/document/0jn_fuk7/CASTELLS_Manuel_A_sociedade_em.html
_________.  A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2003. Disponível em: http://books.google.com/books?id=nCKFFmWOnNYC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Disponível em: http://www.arq.ufsc.br/esteticadaarquitetura/debord_sociedade_do_espetaculo.pdf
IANNI, Octavio. O Príncipe eletrônico. Campinas: IFCH/Unicamp, 1998.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. Tecnologia da inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1994.
__________.O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Mário. O sublime tecnológico. São Paulo: Experimento, 1995.
CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente: pensamentos atuais sobre antigos problemas. Brasília: Editora UnB, 1998.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo:Cultrix. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=wFvBeU1jVwIC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
ROMANÍ, Cristobal cobo; KUKLINSK, Hugo Pardo. Planeta 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food. 2007. Disponível em: http://www.planetaweb2.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário