Texto do Fernando A. Fleury, professor de Marketing - especializado em Marketing Esportivo e Editor-Executivo do site www.fanaticosporfutebol.com.br. sobre como o americano torce dentro das redes sociais. A versão original pode ser lida aqui.
++++
.Não
tenho muitas dúvidas de que o ano de 2012 será marcante para o esporte.
Estamos vendo uma séria de mudanças no comportamento do consumidor
esportivo e, principalmente, uma série de mudanças no comportamento dos
clubes com relação a estes consumidores.
No Brasil, infelizmente, vemos muito pouco destas mudanças. Se focarmos no futebol, esporte mais tradicional no Brasil, onde circula mais dinheiro e, na teoria, as pessoas deveriam ter uma visão de futuro melhor, as mudanças continuem nulas.
Enquanto lá fora clubes, ligas e federações trabalham para engajar o consumidor e ativar suas marcas aqui no Brasil engatinhamos para entrar na era da internet.
Baseada em uma pesquisa da Nielsen, de Setembro de 2011, o site Coyle Media desenvolveu o infográfico abaixo que mostra a relação do fã de esportes com as chamadas mídias sociais, peça fundamental no processo de engajamento dos fãs com as marcas no cenário atual.
O infográfico deixa claro, apesar da pesquisa ter sido feita apenas nos EUA, que os consumidores de esporte estão cada vez mais ativos nas redes sociais. Isso significa que, clubes, ligas e federações devem começar a traçar estratégias para estas plataformas.
O esporte está cada vez mais globalizado e as redes sociais estão se tornando a porta de entrada para que as equipes conquistem fãs além de suas fronteiras.
Vale ficar de olho!
E você, fã de esportes, usa as redes sociais para torcer?
No Brasil, infelizmente, vemos muito pouco destas mudanças. Se focarmos no futebol, esporte mais tradicional no Brasil, onde circula mais dinheiro e, na teoria, as pessoas deveriam ter uma visão de futuro melhor, as mudanças continuem nulas.
Enquanto lá fora clubes, ligas e federações trabalham para engajar o consumidor e ativar suas marcas aqui no Brasil engatinhamos para entrar na era da internet.
Baseada em uma pesquisa da Nielsen, de Setembro de 2011, o site Coyle Media desenvolveu o infográfico abaixo que mostra a relação do fã de esportes com as chamadas mídias sociais, peça fundamental no processo de engajamento dos fãs com as marcas no cenário atual.
O infográfico deixa claro, apesar da pesquisa ter sido feita apenas nos EUA, que os consumidores de esporte estão cada vez mais ativos nas redes sociais. Isso significa que, clubes, ligas e federações devem começar a traçar estratégias para estas plataformas.
O esporte está cada vez mais globalizado e as redes sociais estão se tornando a porta de entrada para que as equipes conquistem fãs além de suas fronteiras.
Vale ficar de olho!
E você, fã de esportes, usa as redes sociais para torcer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário